0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 0 Flares ×

O material que vamos produzir em uma sequência de postagens a cada 2 dias ajudará a trazer outros pontos de vista sobre comunicação, marketing digital, vendas, mídias sociais e mais.

Agradeço desde já por você acessar nosso blog, e qualquer dúvida nos mande um email, comente nas nossas mídias.

Você é empreendedor, empresário, dono do próprio negócio, assim como eu sou, já deve ter passado pelas seguintes situações:

  • Dificuldades em divulgar a empresa de forma clara e objetiva;
  • Não conseguir atingir um público que é muito específico;
  • Não conseguir medir o retorno do investimento no Marketing;
  • Suas campanhas nas mídias não trazem efetividade;

Seja bem vindo!

A COMUNICAÇÃO NO MARKETING DIGITAL

Se para uma das questões acima houve uma identificação estamos aqui para falar das maneiras de resolvê-las.

Como anda o marketing digital da sua empresa?

Usamos a definição do pessoal do MARKETING DE CONTEÚDO para explicar melhor:

O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Na comunicação existem muitos meios para nos expressarmos. Desde o surgimento da internet a comunicação foi evoluindo também até chegar ao marketing digital que corresponde aos meios de se expressar online. O funcionamento dele está atrelado ao modo de fazer o Inbound Marketing.

Inbound Marketing? 

Sim, eu explico melhor.

O Inbound é um conjunto de estratégias que atraem voluntariamente clientes potenciais ao site da empresa. Baseia-se no relacionamento e educação do consumidor. Toda empresa possui um conhecimento muito importante sobre produto ou serviço e esse conhecimento pode ser usado nessa estratégia.

A ideia é promover técnicas que façam com que seus clientes cheguem até sua marca através, principalmente, da relevância: publicações relevantes feitas em blogs, ações nas redes sociais, podcasts, vídeos expositivos ou videoconferências, newsletters, e-books e muitas outras formas de exibição.

No Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não ao contrário.

Desta forma, o inbound marketing é ideal para quem tem dificuldades para qualificar leads, atraindo novos interessados ao produzir conteúdos relevantes e conduzindo-os pelo funil de vendas até a conversão.

Trata-se de uma metodologia sistemática para converter visitantes em leads e leads em clientes. Surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009.

Ah, o que são LEADS?

É um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. Esse interesse é demonstrado com o preenchimento de dados em um formulário para receber uma oferta (material rico) ou uma assinatura de newsletter.

O PROCESSO E A METODOLOGIA!

No Inbound, usamos certas ações para atrair o potencial cliente para seu blog ou site. A partir daí, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral.

O conteúdo é uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

ALGUNS DADOS:

Compartilhar algo interessante é o motivo principal de acesso à internet para 63% das pessoas.

75% das pessoas não confiam em anúncios.

60% dos consumidores se sentem mais confiantes em fazer negócios com uma empresa após lerem o seu conteúdo.

78% dos consumidores acreditam que as empresas que produzem conteúdo, estão interessadas em melhorar o relacionamento.

Todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas. É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha, além de otimizar as campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).

As 5 grandes ações do Inbound Marketing:

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que fazem diferença;
  • Otimizar o processo de vendas.

No próximo post, vamos falar sobre dois assuntos: As Etapas e o Funil.

00Fontes: Resultados Digitais, Hubspot, Gestão de conteúdo e redação web (Trevisan Escola de Negócios)