Carregando

CHATBOT: O QUE É E ALGUNS PONTOS

Situação do Chatbot hoje em dia.

Se existe um assunto que pode ajudar em uma estratégia de marketing digital, falaremos da importância do chatbot que há um bom tempo é realidade no meio digital.

Eles são um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana, e nada mais além disso. Com uso mais específico em atendimento ao cliente, provavelmente terão um crescimento gradual em poucos anos. 

O WhastApp, segundo o Facebook é usado ativamente por mais de 900 milhões de pessoas e mais de 700 milhões usam o Messenger por mês. Há uma percepção de que nesse tipo de relação, boa parte das pessoas estão acostumadas a digitar ao invés de falar, o que torna o atendimento cada vez mais facilitado.

Você já usa chatbot em alguns aplicativos

Alguns exemplos usados no dia a dia? Quem usa o sistema iOS, possui uma assistente (um chatbot) instalado no próprio aparelho, a Siri, que faz ligações, manda whatsapp, faz busca na internet, acessa fotos ou um app entre outros.

Já para quem usa o sistema Windows (smartphone e desktop) existe a Cortana, semelhante a Siri, a Cortana vai além do simples ato de realizar ações pedidas pelo usuário.

Ela também informa automaticamente detalhes relacionados às preferências do consumidor, como resultados de jogos de um time do qual ele é fã.

E o Zak, chatbot do canal de música Superplayer? Ele envia uma seleção de playlist de acordo com suas buscas e preferências. Vale muito testar a interatividade com ele.

 

Inteligência Artificial não é só o filme

Você deve ter assistido ou ouvido falar desse termo. Lembra que em 2001 o Steven Spielberg lançou um filme contando sobre o efeito estufa e a causa que afetava parte das cidades litorâneas do planeta? Elas ficaram parcialmente submersas.

Para controlar este desastre ambiental a humanidade contou com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I 

A definição de inteligência artificial está relacionada à capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos – de terem o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente.

Aqui tem uma lista com 10 filmes sobre assunto, o 7º é bem conhecido.

Os Chatbots possuem uma relação estreita com AI (sigla em inglês) pois eles entendem as diversas maneiras de se perguntar a mesma coisa em uma interação e obter as respostas corretas. 

As perguntas e respostas do bot podem ser organizadas em um fluxograma, do início ao fim da experiência do usuário.

Recomenda-se o uso de menus, para guiar o usuário até a resposta de forma mais simples, restringindo a margem de erro. Para construir o fluxograma pode-se usar papel e caneta ou uma ferramenta de mapa mental como o Coogle.

 

E como implementar?

Em uma empresa, tudo depende do objetivo, se é vendas, relacionamento, ou aquisição de leads como fez a Agência Surf, no RD Summit de 2017.

Não deve-se substituir o atendimento humano, pois existem etapas da venda onde um atendente necessitará fazer um contato, além de ser importante o canal a ser usado como mídias ou o site.

A principal vantagem é tirar o ser humano de rotinas repetitivas e de tarefas que já não são mais prazerosas ou lucrativas para empresas.

Por exemplo, a média de pessoas que ligam nas centrais ou acionam as redes sociais para tratar o mesmo assunto é alta. O atendente passa parte do tempo respondendo às mesmas perguntas.

Ah,  pode ser para todas as fases do funil: atração, geração de leadsrelacionamento, venda e, claro, pós-venda!

Algumas vantagens e benefícios?

Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana;

Automatizar o processo de atendimento;

Relacionar com clientes e leads;

Adquirir novos leads;

Falar com usuários onde eles estiverem (usando Messenger, Skype…).

 

Quais plataformas existem para criar um chatbot?

Já existem várias espalhadas pelo BR e pelo mundo. Levantamos algumas como a Blip.ai que é uma ferramenta com opção gratuita e para volumes menores de interação, além da Chatfuel, Dialogflow. Mais usadas nas empresas de maior porte e com foco na monetização de páginas de Facebook existem o Manychat e o Chatclub.me.