Carregando

O QUE SUA EMPRESA PODE ESTAR PERDENDO SEM PRODUZIR CONTEÚDO?

O que devemos levar em consideração na hora de produzir conteúdo?

A princípio, a melhor maneira para responder essa pergunta é pensando na Jornada de Compra e no Funil de Vendas, pois assim conseguimos pensar no conteúdo correspondente para cada etapa.

E porque devo pensar em produzir conteúdo para o meu negócio, minha empresa ou marca? Devemos levar em consideração alguns fatores principais:

Melhorar a sua visibilidade online;

Melhorar o relacionamento com os clientes;

Aumentar o engajamento com a marca;

Gerar oportunidades para o seu time de vendas;

Trazer previsibilidade ao negócio;

Diminuir os seus custos.

Quer exemplos?

Guaraná Antarctica

Com 16 milhões de fãs só no Facebook, o Guaraná Antarctica é uma das marcas mais relevantes da rede social.  Procuram focar seus esforços de marketing digital nas redes sociais, devido ao perfil do público da marca: usuários mais jovens, que gastam muito tempo nas redes sociais e que procuram muito conteúdo de entretenimento.

A marca mantêm sua relevância com postagens diárias, com uma criação inteligente, divertida e que têm grandes chances de compartilhamento.

Rádio Ibiza

Uma das rádios mais lifestyle do Rio de Janeiro, com escritórios em São Paulo e Curitiba, eles produzem conteúdos sobre temas como moda, gastronomia, mídias sociais e empreendedorismo fazendo com que ela seja percebida além de uma rádio de música.

O produto principal é uma curadoria musical, visto que a ideia de experiência sensorial vai desde pensar a marca do pdv (ponto de venda) juntamente com mídias social e demais produtos ou serviços de comunicação. As parecerias são para marcas de diversos setores como beleza (eudora, quem disse berenice), calçados (anacapri, capodarte, santa lolla), decoração (imaginarium, dell anno), hotéis (tivoli, meliã, grand hyatt) entre outros.

SEMrush

O SEMrush oferece em seu blog diversas ferramentas, como webinars e dados, para manter os profissionais de marketing sempre atualizados. O objetivo do SEMrush é se posicionar como um influenciador no assunto e ser uma opinião importante na conversa de marketing. Como eles fazem isso?

Além de produzir conteúdo, eles investem em maneiras mais abertas e interativas de se aproximar de profissionais de SEO e marketing de conteúdo através de chats no twitter e outras interações.

O diferencial deles é promover uma espécie de networking digital, colocando profissionais para entrarem em contato com o blog ou o trabalho online de outros profissionais.

 

 

E COMO DEVO ESTRUTURAR QUANDO FOR PRODUZIR CONTEÚDO?

TOPO DE FUNIL (ToFu)

Para empresas que buscam novos clientes, produzir conteúdo adequado para publicar no site, no blog e em outros canais é um desafio. A ideia é produzir materiais cujos temas sejam mais gerais, com linguagem clara e de fácil acesso.

É aqui que você recebe o maior número de visitantes e precisa despertar o interesse deles. A ideia é educá-los para que se tornem clientes no futuro. Muitos visitantes chegam no topo e você tem que ajudá-los a descer até o fundo, por meio do relacionamento com eles.

Representa uma oportunidade de você chamar a atenção das pessoas para problemas que elas nem sabiam que tinham. Dessa forma, elas se interessam e você pode educá-las sobre a solução do problema.

Conteúdos voltados para Topo de Funil, são materiais que possuam temas mais gerais, com linguagem clara e de fácil acesso. Aposte em conteúdo educativo, que serve para fazer com que mais pessoas se interessem pelo mercado em que sua empresa atua.

Quais materiais posso produzir nessa etapa?

POSTS EM BLOGS E REDES SOCIAIS (SERVEM PARA TODAS AS ETAPAS DO FUNIL)

POSTS EDUCATIVOS

TUTORIAIS OU PASSO A PASSO

NOTÍCIAS

ANÁLISE/RESENHA

ENTREVISTAS

LISTAS

ESTUDOS DE CASOS

PESQUISAS

INFOGRÁFICOS

EBOOKS INTRODUTÓRIOS

 

MEIO DO FUNIL (MoFu)

Depois de atrair visitantes e despertar o interesse deles no Topo do Funil, você pode passar para a próxima etapa: a do Meio de Funil.

Aqui que você mostra como sua solução pode ajudar os potenciais clientes a resolverem seus problemas do dia a dia.

Se não for trabalhado de maneira adequada, os potenciais consumidores podem parar no meio do caminho e desistirem de comprar seu produto ou de contratar seu serviço.

Podemos notar que esse é o estágio intermediário do Funil de Vendas, que fica entre o momento da atração dos Leads e o de eles se tornarem clientes.

Agora o seu conteúdo deve mostrar, de forma prática, como seu negócio pode ajudar clientes potenciais, bem como a resolverem problemas do dia a dia deles.

O público principal serão os Leads que já se relacionam com a empresa há bastante tempo, ou seja, já confiam mais na empresa, já aprenderam mais sobre o tema de negócio e podem ter um interesse maior no seu produto ou serviço.

É esse conteúdo que deve levar à decisão de testar o produto ou mesmo de comprá-lo e é importante ressaltar aqui, que o conteúdo voltado ao Meio do Funil tire as dúvidas dos futuros clientes para quebrar suas objeções

Quais materiais produzir?

TEMPLATES

FERRAMENTAS

CHECKILITS

PLANOS DE ESTUDO

 

FUNDO DE FUNIL (FoFu)

Após atrair e despertar o interesse do visitante no Topo do Funil e de mostrar como sua solução pode ajudá-lo no Meio, você pode finalmente passá-lo para o próximo estágio: o do Fundo do Funil.

Nessa etapa, seu Lead estará mais próximo de se tornar um cliente. É o estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo de se tornar um cliente, pronto para a compra. Esse estágio é extremamente importantes para a empresa.

Espera-se que o Lead já compreenda o problema que tem e a área em que seu produto ou serviço atua, além do mais, já ter comparado soluções e buscado alternativas para resolver sua dificuldade.

Nessa fase, está em jogo a decisão do cliente e os materiais devem responder a perguntas como “por que comprar esse produto?”, “como ele funciona?”,tem um bom custo x benefício?” etc.

O time de vendas pode ajudar a fornecer informações para a produção desse conteúdo.

CONCLUSÃO

Agora que você sabe os motivos de produzir conteúdo adequado para Topo, Meio e Fundo do Funil de Vendas e qual a importância para atrair ainda mais clientes em potencial e torná-los consumidores do seu produto ou serviço. 
Lembre-se que para criar esse conteúdo de maneira correta, é importante ter em mente a sua persona.

Bons conteúdos!